terça-feira, 22 de maio de 2007

Quando surgiu o primeiro computador?

Desde a antiguidade, o homem veio desenvolvendo instrumentos para auxiliar os seus cálculos. O primeiro foi o ábaco, inventado na China. Em 1642, o francês Blaise Pascal, desenvolveu uma máquina de somar e subtrair constituída por um determinado número de rodas dentadas que, ao rodar dez dentes na coluna das unidades, avançava um dente na coluna das dezenas, e assim sucessivamente. Em 1694, o matemático alemão Gottfried Von Leibniz contruía uma calculadora que podia executar quatro operações básicas, além da raiz quadrada. A máquina de Leibniz utilizava cilindros com diferentes comprimentos, tendo ajustadas por cima deles outras engrenagens menores. Em 1822, matemático inglês Charles Babbage estabelecia os princípios do funcionamento dos computadores eletrônicos no projeto da sua máquina diferencial, capaz de fazer os cálculos necessários para elaborar uma tabela de logaritmos. E, em 1933, apresentou um outro projeto, a máquina analítica , que pode ser considerada a primeira máquina programável. Segundo o projeto, a máquina deveria dispor de uma memória capaz de armazenar mil números de 50 algarismos, utilizar funções auxiliares que constituíam sua própria biblioteca, comparar números e agir de acordo com o resultado da comparação; em suma, sua estrutura era muito parecida com a dos primeiros computadores eletrônicos.

Em 1945 surgiu, na Universidade da Pennsilvânia, o primeiro computador eletrônico, o Eniac – Eletrical Numerical Integrator and Calculator. Com mais de 18 mil válvulas e pesando cerca de 30 toneladas, ele dispendia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Sua manutenção era complicada, pois esquentava rapidamente e era obrigado a usar custosos sistemas de refrigeração. As válvulas começavam a queimar em dois minutos depois de o Eniac ser ligado, o que fez com que, em 1952, mais de 19 mil válvulas tivessem sido substituídas. Os outros problemas do Eniac eram a capacidade de memória e a confiabilidade. Em 1952, a Universidade da Pennsilvânia desenvolvia um segundo computador. Mais poderoso que o Eniac, ele usava apenas 3.500 válvula.

O primeiro computador foi fabricado comercialmente, a partir de 1951.

4 comentários:

Tiago Martins disse...

ola meninas, como sabem estou a tirar o meu RVCC, de maneira que tenho que fazer um comentário à cerca de um tema, e visto que isto me é pedido no tema das tecnologias da informação e comunicação, decidi dar uma espreitadela ao vosso blog, e dizer-vos que este tema é bastante interessante, uma vez que na vivência do dia-a-dia há que dar uma importância cada vez maior aos aspectos ligados às tecnologias, porque a tecnologia muda a forma como nós vivemos, como nós aprendemos, como nós trabalhamos, o que nós esperamos, e o que nós acreditamos.
Os meus cumprimentos

Tiago Martins

Anónimo disse...

este teu contiudo é uma merda naõ tem nada de interessanta

Anónimo disse...

Esse conteúdo é muito interessante sim, talvez, assim como a matemática que a cada dia desperta menos o interesse das pessoas, principalmente nos mais jovens, esta pessoa que comentou anonimamente tenha problema em entender a importante história de pessoas como Pascal que num determinado momento de sua vida deu um grande passo para o futuro que nem mesmo ele viveu para desfrutar....

denise de souza penteado disse...

Estou estudando pedagogia,e tem uma matéria sobre informática,que tem a seguinte questão:em que ano surgiu o primeiro computador?
Por isso eu achei muito interessante.PARABÉNS!!!!!!