terça-feira, 15 de maio de 2007

5. Impacto das comunidades de aprendizagem na educação e formação ao longo da vida

A comunicação continua a ser o grande elo de ligação entre as diversas comunidades, pelo que a sua promoção entre os vários intervenientes na comunidade escolar deve ser defendida e apoiada.
Uma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao sistema educativo.
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) são um dos factores dessa mudança acelerada.
A perspectiva de que a vida do individuo se reparte em duas fases, vida escolar e vida profissional, deixou de fazer sentido no contexto actual, dado que a educação e formação se tornaram uma necessidade constante.
Não basta que os alunos sejam capazes de realizar alguns procedimentos elementares no uso da TIC. o desempenho básico neste domínio pressupõe que desenvolvam, de forma flexível, processos de aprendizagem, com um tempo significativo de pratica que lhes garanta a aprendizagem e autonomia no uso das TIC, ou seja, a educação e formação não deve ser apenas numa abordagem que se limite à disponibilização de conteúdos e objectos de aprendizagem em rede, mas deve incluir antes de mais a experiência colaboradora das figurações narrativas do conhecimento nos contextos e práticas da sua utilização e aplicação.


“comunicar e aprender em rede são assim aspectos da mudança em curso no desenvolvimento da educação e formação para a sociedade do conhecimento…”

Paulo Dias

Sem comentários: