terça-feira, 15 de maio de 2007

4. Os processos colaborativos nas comunidades de aprendizagem em rede

A Era da Internet traz-nos um novo tipo de comunidades: Comunidades On-line. Estas representam grupos de negócios, clientes, alunos, professores e empregados/colaboradores com interesses comuns que interagem via Internet ou através de tecnologia Internet.
Um dos principais desafios da sociedade e da comunicação online em rede, como é referido por Castells (2001:277), consiste na “… aquisição das capacidades de construção de conhecimento e processamento da informação em todos nós e em particular em cada criança”.
“As comunidades online, com sociabilidades e relações próprias ao espaço do virtual, são um meio e o suporte para a partilha da informação o envolvimento na construção colaborativa das aprendizagens e a criação de novo conhecimento. Deste modo, a comunidade online é uma rede de afinidades, de interesses partilhados e um espaço para a contextualização e a realização das aprendizagens que expande as possibilidades dos modelos presenciais para o potencial da imersão nas representações distribuídas na rede. As comunidades online são organizações orientadas não só para a promoção da interacção na elaboração das aprendizagens, mas também para a criação dos modelos colaborativos que suportam as actividades da própria comunidade.” (Dias, 2004)
Sem dúvida que as comunidades em rede vieram contribuir para a formação dos alunos, através de um clik temos uma vasta informação, alem disso permite-nos conhecer pessoas de outros locais do pais de outros locais do mundo!!!

Sem comentários: